Vale Log

Notícias

+ Aumentar - Diminuir Normal

DICAS PARA ENFRENTAR AS ESTRADAS NO FINAL DE ANO

A maioria das pessoas que pega as estradas em dezembro costuma estar de férias ou indo ao encontro da família e amigos para as festas de final de ano. Mas com este aumento de fluxo nas rodovias, os caminhoneiros que precisam estar na estrada neste período devem redobrar os cuidados na direção.
Pensando nisso, reunimos algumas dicas que merecem sua atenção e que devem ser seguidas não só nesta época do ano, mas sempre que você pegar a estrada.

Check-up no caminhão
Com estradas mais cheias nesta época do ano, é importante redobrar os cuidados com a manutenção de seu caminhão. Busque seu mecânico de confiança e dê aquele trato no seu bruto. A viagem será mais segura para você e para os demais veículos.

Atenção aos sinais do caminhão
Com o fluxo de veículos intenso, componentes como freios e pneus serão mais exigidos. Por isso, além do check-up, é importante estar alerta aos sinais que o caminhão emite. Fatores como cheiro de óleo ou diesel, barulhos estranhos e temperaturas alteradas indicam que algo pode estar acontecendo e merecem sua atenção.

Distância segura entre veículos
Mesmo com estradas lotadas, é fundamental manter uma distância segura de pelo menos 3 segundos entre os veículos. Isso aumenta a capacidade de reflexo e as chances de o motorista sair de situações complicadas sem se envolver em acidentes.

Sinalização
Parece óbvio, mas muitos motoristas se esquecem deste requisito básico. Sempre que for realizar uma ultrapassagem ou conversão, verifique o retrovisor, sinalize com antecedência e não ultrapasse em local proibido. Com as estradas cheias, isso pode ser muito mais perigoso do que já é normalmente.

Previsão do tempo
Esta dica é simples, mas pode fazer a diferença se você se deparar com condições climáticas adversas sem estar preparado. Cheque o clima dos locais por onde for passar e, se for o caso, pare por algumas horas até tudo se acalmar.

Direção defensiva
Nesta época do ano, você com certeza partilhará a pista com motoristas menos experientes. Não há muito o que fazer, a não ser estar atento e praticar a direção defensiva. Você com sua experiência pode desta forma, contribuir para um trânsito mais seguro para todos.

Limites de velocidade
Mais importante do que chegar rápido, é chegar! Vá com calma, respeite os limites de velocidade e chegue ao seu destino com saúde para aproveitar as festas com a família, em tempo ou mesmo estando atrasado.

Celular ao volante
Essa dica já é clássica aqui na Vale Log, mas vale ressaltar, sempre. O maior perigo no trânsito é a sua distração.